A aparência da vulva

Vamos falar sobre a vulva?
Começando com a definição. A vulva é o nome da parte externa da região genital da mulher. Ela engloba os grandes e os pequenos lábios, o clitóris, a saída da uretra, enfim, toda a parte visível da região genital. Já a vagina é o nome dado ao canal que começa na entrada da vulva e vai até o colo do útero.

Muito tem se falado sobre estética vulvar ultimamente. Várias mudanças de comportamento recentes trouxeram esse assunto à tona: o padrão atual de depilar completamente a região genital, deixando a anatomia mais exposta; o novo hábito de mandar nudes (sim, nudes são enviados todos os dias e quem não quer mandar uma foto bonitinha pro crush?) e, ainda, o acesso mais fácil a conteúdo erótico na internet, onde normalmente as vulvas têm mais ou menos o mesmo padrão (coloração rósea, sem pelos, grandes lábios maiores).


Mas e aí? Vendo a foto acima, podemos dizer que são inúmeros os “formatos” normais da vulva. Grandes lábios mais gordinhos, pequenos lábios mais proeminentes, clitóris mais volumoso, assimetrias, coloração mais rósea ou mais escurecida e por aí vai.

A pergunta que eu queria fazer é:
Será que devemos padronizar uma área tão nobre do nosso corpo?

Claro que existem casos em que as mulheres realmente se incomodam com suas vulvas, seja porque os pequenos lábios às vezes são tão volumosos que atrapalham na relação ou porque formam um “volume” na calça que incomoda visualmente. Ou qualquer outro motivo. Não importa. Cada um sabe o que incomoda e não podemos julgar.
O ginecologista é o médico indicado para orientar as mulheres com esse tipo de queixa quanto ao melhor tratamento.
.
Mas por fim, repito a pergunta:
Será que devemos padronizar uma área tão nobre do nosso corpo?
O que vocês acham?

Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680

Comments are closed