Atividade física e câncer de mama

Todo mundo sabe que a prática de atividade física tem inúmeros benefícios na nossa saúde, mas você sabia que mulheres fisicamente ativas têm 10 a 20% menos risco de ter câncer de mama que mulheres inativas?

Diversos são os mecanismos envolvidos na redução do risco de câncer, como menor quantidade de estrogênio circulante, diminuição da resposta inflamatória, menor resistência à insulina, redução do estresse oxidativo. Indivíduos mais ativos tendem a se expor mais à luz do sol e, portanto, têm maiores níveis de vitamina D circulante.

Mulheres que tiveram câncer de mama e que praticam atividade física têm ainda melhor resposta ao tratamento, maiores taxas de cura e menor chance de recidiva.

Há um tempo li uma entrevista do Dr. Drauzio Varella e a citação que transcrevo abaixo foi marcante pra mim:

“A grande maioria dos meus pacientes são mulheres com câncer de mama. Muitas passam por quimioterapia, perdem o cabelo, têm enjoos, fazem cirurgia para retirar parte do seio. E enfrentam esse processo com tanta coragem que fico até emocionado. Depois disso tudo, falo para elas que, se caminharem 40 minutos por dia, cortam pela metade a chance de morrer de câncer de mama. Esse índice é maior do que o da quimio, mas menos de 1% das minhas pacientes começam a fazer exercício. Vai contra a natureza humana.
Muita gente fala que não tem tempo de fazer exercícios. Dizem que acordam muito cedo para levar os filhos à escola, que trabalham demais, que têm que cuidar da casa. Antes eu até ficava com compaixão, mas hoje eu digo: isso é problema seu. Ninguém vai resolver esse problema para você.”

Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680

Comments are closed