Endometriose – Tratamento

O objetivo do tratamento da endometriose é impedir a progressão da doença e aliviar os sintomas. Os fatores que determinam qual o melhor tratamento são: idade, dor, extensão e localização dos focos de endometriose, desejo de engravidar.

Os tipos de tratamento disponíveis são:

Tratamento Clínico:
Analgésicos – tem uso limitado, principalmente durante os períodos de crise.
Anticoncepcionais orais – atuam inibindo a ovulação a atrofiando os focos de endometriose.
Progestagênios – promovem atrofia dos focos. Podem usados por via oral, intramuscular, implante subcutâneo ou DIU de progesterona (ex: Mirena®)
Análogos de GnRH – promovem uma diminuição na produção dos hormônios ovarianos levando a atrofia dos focos de endometriose.

Tratamento Cirúrgico:
Dependendo do caso, muitas mulheres portadoras de endometriose são encaminhadas à laparoscopia, procedimento que além de confirmar o diagnóstico permite que seja realizada a ablação dos focos de endometriose, avaliação de toda a cavidade abdominal e pélvica e abordagem de endometriomas localizados nos órgãos pélvicos e abdominas.

Endometriose x infertilidade:
A endometriose é a causa da infertilidade de aproximadamente 10 a 15% dos casais. Dependendo do caso, a ablação dos focos por laparoscopia pode solucionar o problema ou pode ser indicada fertilização in vitro.

É importante que mulheres portadoras de endometriose sejam avaliadas por ginecologistas experientes na abordagem da doença, uma vez que são muitas as opções de tratamento.

Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *