Esforço físico na gestação

A prática de atividade física na gestação é sempre muito discutida. Mas são bastante comuns as dúvidas sobre a prática de atividades corriqueiras e que demandam maior esforço físico, como fazer faxina, carregar peso, arrastar móveis, pegar criança no colo etc.

O que pode e o que não pode?

No geral, para mulheres que não apresentam risco aumentado para parto prematuro (como antecedente pessoal de partos prematuros ou colo uterino mais curto), recomenda-se a manutenção das atividades às quais a mulher já está habituada até a 28a semana de gestação. A partir desse período, recomenda-se redução desse tipo de esforço, principalmente aqueles em que se usa mais a musculatura pélvica e abdominal (exemplo: pegar alguma coisa mais pesada do chão e erguer).

Claro que se antes da 28a semana a paciente apresentar sintomas de desconforto relacionado a determinada atividade, a mesma deverá ser descontinuada ou diminuída.

É sempre importante haver bom senso tanto da parte da gestante quanto das pessoas ao redor (familiares, colegas de trabalho e empregadores). Esse é um período muito especial e sensível na vida da mulher e toda a ajuda é bem-vinda!

Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680

Comments are closed