Malformações uterinas

Semana passada tive um caso interessante de malformação uterina: uma paciente de 16 anos em investigação de cólicas menstruais e que no ultrassom foi diagnosticado útero arqueado (foto 2). 
Durante o desenvolvimento embrionário, podem acontecer alterações no desenvolvimento dos ductos de Muller (que formam os órgãos femininos) e que podem levar a malformações uterinas. Na foto 1, podemos visualizar os diferentes tipos de malformações. 
Essas anomalias no desenvolvimento podem levar a alterações leves, como útero arqueado ou septado, ou até a duplicidade do útero (útero didelfo). 
Normalmente, essas alterações são assintomáticas, mas podem estar associadas a cólicas menstruais,  dor pélvica crônica, abortamentos, partos prematuros. 
O tratamento depende das manifestações clínicas, do tipo de malformação e do desejo reprodutivo da mulher. Muitas vezes, o anticoncepcional é suficiente para tratar as cólicas menstruais. Em alguns casos, indica-se abordagem cirúrgica (ressecção do septo uterino por histeroscopia). 
Na paciente em questão, por tratar-se de um caso leve em paciente jovem e sem desejo reprodutivo por enquanto, optamos por anticoncepcional de uso contínuo. 
Cada caso é um caso.

Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680

Comments are closed