Miomas uterino

Os miomas são tumores benignos do útero extremamente comuns mas que costumam ainda levantar muitas dúvidas. “Pode virar câncer?”, “vou ter que tirar o útero?”, “cura com remédio?”.

Então vamos conversar um pouco sobre o tema.

Os miomas acometem até 50% das mulheres ao longo da vida. São tumores benignos do útero e que na maioria das vezes não causam sintomas. A transformação maligna dos miomas é extremamente rara também.

Os sintomas mais comuns são cólicas e aumento do sangramento menstrual. Podem também levar a infertilidade, abortamento de repetição, dor pélvica crônica e incontinência urinária.

Os sintomas vão depender do tamanho, localização e número de miomas.
Por exemplo: um mioma pequeno, de aproximadamente 2 cm, localizado na parte interna do útero (mioma submucoso) pode levar a sangramento intenso e grande desconforto, enquanto um mioma grande, de aproximadamente 6 cm, na parte externa do útero (mioma subseroso) pode não levar a sintoma nenhum!

Sendo assim, o tratamento é também variável.
Quando indicado, opta-se incialmente pelo tratamento clínico, que pode ser através de pílulas anticoncepcionais, anti-inflamatórios ou outros medicamentos hormonais. A cirurgia é indicada quando há falha de tratamento clínico ou na suspeita de lesão maligna.

O acompanhamento periódico com ginecologista é imprescindível.

Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680

Comments are closed