Cuidados com a “soroterapia”

É cada vez mais comum recebermos pacientes que fazem uso de infusão de vitaminas e sais minerais em clínicas especializadas. Mas será que essa conduta é realmente necessária? Existem situações em que a infusão intravenosa é indicada, como a administração de ferro por via endovenosa em pacientes com anemia pós cirurgia bariátrica, por exemplo. No entanto, tenho visto cada vez mais pacientes com leves deficiências que poderiam facilmente ser corrigidas por via oral fazendo reposição intravenosa. Geralmente em clínicas particulares e por valores exorbitantes. 
A administração intravenosa de vitamina D, por exemplo, deve ser realizada com MUITA cautela e está na verdade contra-indicada na maioria das situações pelo risco de insuficiência renal, entre outras complicações. 
São raras também as reais indicações de outras vitaminas por via endovenosa. Em indivíduos SAUDÁVEIS e sem problemas de absorção intestinal, a via oral deve ser sempre a preferencial. 
Importante lembrarmos que tanto as deficiências quantos os excessos podem ser prejudiciais. Muitas vezes, a administração de altas doses de vitaminas ou sais minerais por via endovenosa pode levar a doses suprafisiológicas (acima do normal) desses componentes de maneira aguda, podendo trazer riscos.  A busca pela saúde e por um corpo bonito deve ser sempre acompanhada de senso crítico. Procure médicos especialistas no assunto e com boa formação acadêmica.

carolina-corsini-facebook-instagram2021.jpg

Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680

Comments are closed